Loucotorio

→ ARTE &
SAÚDE MENTAL

Esta intervenção defende o valor da criação artística como objeto facilitador do diálogo e compreensão de mensagens complexas associadas à Saúde e Doença Mental.

Pretende-se, numa primeira fase, investir na formação em Literacia em Saúde Mental dos artistas colaboradores para que possam desenvolver uma exposição colectiva, baseada no seguintes valores:

O sentir (explorar a semiologia das perturbações mentais, a exclusão social associada, o impacto individual, familiar, social da doença mental).

O prevenir (explorar o potencial da arte como agente promotor de saúde mental).

O pedir ajuda e o deixar-se ser ajudado (explorar a desconstrução dos mitos e preconceitos associados às perturbações mentais e ao pedido de ajuda).

O processo de tratamento e reabilitação (explorar a  importância da participação de todos no processo de cura; explorar a prática artística como processo terapêutico e de capacitação do indivíduo, entre outros conceitos).

Intervenientes

Os Artistas envolvidos terão acesso a uma formação na área da Literacia em Saúde Mental e a um processo privilegiado de consultoria com a equipa de coordenação científica do LOUCOTÓRIO, de modo a aliar a ciência com as diferentes formas de expressão artística.

Tencionamos que esta exposição coletiva tenha um caráter itinerante e seja apresentada em diversos museus e/ou centros culturais da Região Autónoma dos Açores.