
→ MENTAL
TALKS
Três debates sobre Saúde Mental, com o objetivo de partilhar informação fidedigna e capacitar o espectador para a promoção da sua saúde mental e combate ao estigma associado à doença mental.
Mais info?
Estudos científicos reportam que a falta de informação sobre Saúde Mental representa um dos principais obstáculos para a intervenção precoce destas problemáticas.
Pretende-se que os Mental Talks contribuem para um diálogo público sobre a saúde e doença mental, incentivando a participação de todos na construção de uma comunidade mais compassiva e resiliente.

MENTAL TALK #1
(Des)equilíbrios em Saúde Mental
Quais os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença mental e como podemos prevenir os fatores de risco e potenciar os fatores protetores?
Sinopse
Sabe-se que a Saúde Mental e os seus problemas são determinados pelas condições socioeconómicas da população e como tal a abordagem preventiva da doença mental depende de uma atuação intersetorial e não apenas limitada ao sector da saúde.
Este Mental Talk é dirigido a todas as pessoas interessadas em melhorar o futuro da sua saúde mental, priorizando as estratégias de prevenção. Ao reconhecer a importância do combate ao estigma e a necessidade de promover comunidades mais compassivas e resilientes, este debate visa abrir caminho para uma mudança de paradigma na saúde mental, permitindo que os indivíduos vivam de forma mentalmente equilibrada e promovam o bem-estar geral da sociedade

MENTAL TALK #2
(Des)construir
a identificação
e o tratamento
da doença mental
O que é uma doença mental? Quais as doenças mentais mais prevalentes? Como identificar os sinais de alarme? Como garantir a procura atempada de cuidados de saúde mental adequados?
Sinopse
Este Mental Talk é para todos aqueles que querem saber mais sobre doença mental, como aceder aos serviços de saúde mental nos Açores e como criar um ambiente de apoio que encoraje os indivíduos a procurar ajuda, sempre que necessário.
Neste debate convidamos o espectador a desestigmatizar a procura de ajuda e a desmistificar os tratamentos disponíveis, como a psicoterapia e os psicofármacos.

MENTAL TALK #3
(Des)stressar
e (con)viver
com a ansiedade
Quais os efeitos prejudiciais que o stress e a ansiedade (prolongados ou excessivos) podem ter na saúde e qualidade de vida do indivíduo? Quais os tratamentos disponíveis?
Sinopse
Este Mental talk convida o espectador a saber mais sobre como reconhecer quando a ansiedade se torna patológica, quais os fatores de risco associados, como identificar os sinais de alerta e como atuar perante os mesmos.
Este é um debate para todos aqueles que buscam aprender mais sobre stress/ansiedade e sobre a importância de uma intervenção terapêutica precoce e multifacetada.