
→ CURTAS
METRAGENS
Pretendemos divulgar narrativas na primeira pessoa, onde se abordam os sintomas, o impacto da doença nas suas relações (familiares e sociais) e testemunhar como foi o processo de pedido de ajuda e de tratamento.
Objectivos
Facilitar a compreensão da comunidade sobre o real impacto do sofrimento psicológico e físico que as perturbações mentais acometem.
Contribuir para o combate ao estigma associado às perturbações mentais.
Consciencialização pública acerca das estratégias terapêuticas e recursos de suporte comunitário.
Baseadas em evidências
Revisões sistemáticas da literatura reportam que intervenções baseadas em vídeo e que incorporam narrativas na primeira pessoa contribuem para a melhoria da literacia em saúde mental, em particular na população jovem:
melhora o conhecimento e identificação precoce das perturbações mentais,
aumenta a eficácia no pedido de ajuda e redução dos comportamentos estigmatizantes.
Co-criação
O desenvolvimento destas curtas-metragens assumirá uma abordagem colaborativa entre os profissionais especializados na área da Saúde Mental, investigadores, pacientes, criativos e agentes de produção audiovisual.
Dado à sensibilidade das temáticas, a equipa multidisciplinar terá particular cuidado na criação do storytelling, encenação, realização e na supervisão do conteúdo científico de cada curta-metragem.

Temáticas a explorar
Ansiedade e ataques de pânico / Depressão / Consumo de substâncias psicoativas / Suicídio e Comportamentos auto-lesivos / Surto psicótico
